Resposta Sexual Feminina
É a resposta para a fase de intensa excitação. Existem três tipos de respostas: o orgasmo múltiplo, orgasmo simples e, resposta sem orgasmo.
As principais características físicas da resposta sexual feminina são: Lubrificação sexual; Intumescimento do clitóris.
A lubrificação sexual ocorre quando há um acúmulo de sangue nos órgãos genitais e existe a transudação de gotículas de líquido pela sua parede. A lubrificação pode acontecer a partir das secreções do colo do útero e ainda por meio das glândulas de Bartholin ou glândulas vestibulares maiores – glândulas alojadas na parede vaginal com função de efetuar a lubrificação do canal vaginal, preparando-o para o ato sexual.
A lubrificação da vagina corresponde à ereção no homem. Quanto mais excitação, mais lubrificação. Já o intumescimento do clitóris é o inchaço natural devido à excitação.
Para que haja a resposta sexual feminina, segundo o modelo de Basson, é importante a interação e a integração com o parceiro. A mulher busca a satisfação sexual na interação efetiva e o orgasmo é a resposta para esse estímulo intenso de prazer.
No momento máximo de excitação, o corpo libera uma grande quantidade de substâncias para o cérebro, como a dopamina, e o cérebro libera endorfina e morfina, que causa bem-estar, prazer e relaxa o corpo.
O orgasmo varia em intensidade, quantidade e tempo de mulher para mulher e de homem para homem. Isso também dependerá do estímulo sexual do casal. Existem casos em que mulheres secretam líquido em quantidade, assim como os homens. E há mulheres que não respondem com o orgasmo – a anorgasmia.
É importante sobretudo entender que a satisfação sexual feminina pode ser alcançada independente da fase em que está , se desejo ou excitação.
A mulher pode ser despertada sexualmente ainda que sem desejo algum passar diretamente para fase excitatória e alcançar a fase orgásmica. Também pode permanecer nas fases de desejo e excitatória sem contudo perder a beleza da intimidade por não alcançar a fase orgásmica.
A mulher é rica em sua performance , fantasias e criatividade , basta portanto se permitir ao toque, aos prazeres e à intimidade.
Dra Silvania Menezes. CRM 32516
Leave a Comment