O que é a fotodepilação?
A fotodepilação é a remoção dos pelos corporais através da energia da Luz Intensa Pulsada (LIP).
Como é feita a fotodepilação?
É feita através de um equipamento que emite a Luz Intensa Pulsada. O tratamento com Luz Intensa Pulsada é feito com uma máquina que possui uma lâmpada flash de alta energia, ou seja, emite luz, a Adéna.
ADÉNA®, uma tecnologia de confiança!
A Adéna é um equipamento IPL (Luz Intensa Pulsada) de uso profissional fabricado no Brasil de tecnologia francesa com patente mundial para depilação de pelos brancos e loiros. Além da fotodepilação, a Adéna ainda oferece tratamento de hiperpigmentação, rejuvenescimento e tratamento vascular. Para tratar a diversidade da pele brasileira, a tecnologia da Adéna é ideal.
Como a fotodepilação remove o pelo?
A LIP destrói as células germinativas do pelo, de modo que ele só volte a nascer quando essas células se regenerarem – o que pode nunca mais acontecer ou acontecer em alguns meses ou anos” explica a cirurgiã plástica Isabel Vieira de Figueiredo e Silva, do MDX Medical Center. Nenhum método de depilação é definitivo, a fotodepilação é duradoura e requer retoques, pois, como os pelos são uma proteção do nosso organismo, muitos fatores podem influenciar no seu crescimento.
Eficácia da fotodepilação
A energia luminosa da LIP é inespecífica, ou seja, não age apenas na melanina do pelo, como o Laser, mas também nos tecidos que ficam ao seu redor. Como resultado, a energia emitida não pode ser tão alta, o que destruiria os vasos ao redor. “Com isso, a fotodepilação pode não destruir toda a estrutura da raiz do pelo, deixando intacta a região onde estão as células que produzem novos pelos”, explica.
Indicações da fotodepilação
A fotodepilação está indicada em casos de foliculite pilosa e para pelos indesejados em qualquer região do corpo. A pele ideal para a realização da fotodepilação é a pele clara com pelos escuros e grossos. No entanto, ela pode ser usada para qualquer fototipo (tonalidade da pele), isso porque é possível realizar uma graduação que se adapte ao fototipo do paciente, o que possibilita o tratamento das peles mais claras às mais escuras.
Contraindicações da fotodepilação
Gestantes, pessoas com vitiligo, pele bronzeada ou infecções ativas no local a ser tratado devem evitar a LIP, pois podem ocorrer hipo ou hipercromia, isto é, alterações da coloração da pele. Pessoas em uso de medicações que aumentem a fotossensibilidade, como alguns antibióticos e antiacneicos, também devem evitar o tratamento com Luz Intensa Pulsada.
Áreas do corpo que não podem ser submetidas à fotodepilação
Ânus, pálpebras e áreas ao redor dos olhos, mucosas e bolsa escrotal, por serem áreas mais sensíveis, não podem ser depiladas com nenhum dos dois métodos.
Leave a Comment